Escolha uma Página

Geral Blog da Saúde, Blog, Saúde, Ministério, Notícias

  • Livro de enfermeira resgata dados do Programa de Saúde do Adolescente
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 22, 2019 at 6:43 pm

    Com base em mais de quarenta anos de serviço público e participação no Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), a enfermeira do Ministério da Saúde, Teresinha de Jesus Gomes Torres escreveu um livro com o objetivo de compartilhar o PROSAD em Natal, sendo assim um relato pessoal de sua experiência de 18 anos atuando no programa, totalizando no período o atendimento de mais de 1,3 mil meninas e 932 meninos. Ainda de acordo com a publicação, foram realizados cerca de 588 Grupos Educativos, todos esses passaram, ao menos uma vez, por esses grupos. 

  • Conheça um pouco mais sobre os ganhadores do Prêmio InovaSUS 2019
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 21, 2019 at 8:24 pm

    Projetos que contribuem para melhorar o atendimento à população com menor custo e maior eficiência são premiados pelo Ministério da Saúde na 7ª edição do Prêmio INOVASUS. A ideia é que essas iniciativas sejam conhecidas e possam inspirar outros municípios do país. Os participantes inscreveram suas iniciativas em cinco temas sobre Gestão do Trabalho em Saúde. Na categoria de gestão administrativa, o projeto “Sistema de Controle de Agravos do Território”, da Unidade de Vigilância em Saúde de Ermelino Matarazzo (UVIS) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, criou um serviço de gerenciamento de todas as etapas do processo de controle das doenças transmitidas por vetores, possibilitando maior agilidade e eficiência na prevenção e controle das doenças.

  • Pausa Para Saúde: Saiba quais os cuidados com bebês prematuros
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 21, 2019 at 12:57 pm

    #84 – Ser mãe ou pai é um ato de responsabilidade que exige parceira e amor ao bebê que nasce. O envolvimento ativo em todas as fases, desde a gestação até o cuidado após o nascimento, proporciona saúde e bem-estar, além de fortalecer os vínculos saudáveis entre toda a família. E quando essa criança tem alguma condição que exige atenção especial, é mais importante ainda que os pais fiquem atentos a esses cuidados. Esse é o caso das crianças que nascem antes do tempo correto, chamados de prematuros. E esse é o tema do nosso podcast desta semana!

  • Ambulatório do INCA para mulheres com câncer inspira novos projetos
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 20, 2019 at 3:11 pm

     Ambulatório de Sexualidade voltado para mulheres com câncer ginecológico do INCA inspira novos projetos de assistência especializada Inaugurado em janeiro de 2017, no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, o primeiro ambulatório de sexualidade para pacientes com câncer ginecológico no Brasil está perto de celebrar seu terceiro ano e já se tornou, em 2019, referência nacional para o surgimento de um novo local de atendimento com este enfoque. O atendimento em Manaus começou em abril, um projeto muito especial que teve a consultoria técnica da enfermeira Carmen Lúcia de Paula, que coordena o trabalho no INCA. Agora o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV), que faz parte da rede EBSERH (gerida pelo Ministério da Educação) desde 2013, também conta com seu Ambulatório de Sexualidade.

  • Alagoas será o primeiro estado a ter saúde conectada e integrada
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 12, 2019 at 9:35 pm

    Foto: Erasmo Salomão/MSUma das prioridades do Ministério da Saúde é possibilitar ao cidadão saber a sua trajetória no Sistema Único de Saúde – SUS, saber quais vacinas ele tomou, os atendimentos realizados, exames, internações, medicamentos usados, além dos estabelecimentos de saúde mais próximos da sua casa. E para o didadão ter esse acesso de saúde em qualquer momento que precisar, foi lançado o programa Conecte SUS, uma estratégia da Saúde Digital definida pelo Governo do Brasil que faz o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis da saúde. Com essa ferramenta, os profissionais de saúde e gestores poderão realizar atendimentos mais apropriados para cada situação e continuar esse cuidado em qualquer lugar do país.

  • Radiologia: conheça o trabalho e os riscos da profissão
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 8, 2019 at 8:30 pm

    Visualizar o corpo humano por dentro, identificar alguma doença ou problema no corpo, dando suporte ao diagnóstico e tratamento. Essas são algumas funções do radiologista, profissional que usa as radiações para que o paciente receba orientação para o tratamento. Esses profissionais exercem a função contando, principalmente, com o uso de aparelhos como tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear, para gerar e analisar uma imagem. Ou seja, eles funcionam como elo entre essa paciente e os médicos para que o paciente receba o diagnóstico e o tratamento adequados.

  • Pausa Para Saúde: Presbifonia, o envelhecimento da voz
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 7, 2019 at 1:56 pm

    #82 – Você aí, caro ouvinte, sabia que a voz também envelhece? Não? Pois na edição desta semana vamos conversar sobre a presbifonia, que é justamente isso: o envelhecimento da voz.

  • Dia da malária nas Américas
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on novembro 6, 2019 at 8:01 pm

    Reforçar o compromisso para o combate à malária, com mobilização da população, dos profissionais e dos gestores de saúde. Esse é o objetivo do Dia da Malária nas Américas, comemorado em 6 de novembro. Neste ano, com o tema “Municípios eliminando a malária”. Nos dias 5 e 6 de novembro de 2019, na sede da OPAS/OMS, no Estados Unidos, o Brasil receberá a premiação “Campeões da Malária das Américas” pelo Projeto do Município de São Gabriel da Cachoeira (AM). O município se destacou pelos esforços para o diagnóstico, tratamento, investigação e resposta para a eliminação da doença. Além da premiação, será realizada uma reunião com os municípios com muitos casos de malária, com representantes de Oeiras do Pará (PA), Cruzeiro do Sul (AC) e Santa Isabel do Rio Negro (AM), juntamente com o Ministério da Saúde.

  • Pausa Para Saúde: Saiba o que é o AVC e como se cuidar
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on outubro 31, 2019 at 12:55 pm

    #81 – Estamos com mais uma excelente edição do Pausa para Saúde, o podcast que apresenta informações importantes e relevantes sobre a saúde pública! E hoje nós vamos conversar sobre um tema muito importante para toda a população brasileira: você sabe o que é um Acidente Vascular Cerebral? Fique com a gente e saiba mais sobre o AVC!

  • Pausa Para Saúde: Saiba o que é a Epidermólise Bolhosa
    by blogdasaude@saude.gov.br (Luiza Palheta) on outubro 17, 2019 at 2:08 pm

    #79 – Nesta edição vamos falar sobre uma doença que é pouco (ou nada) conhecida pela maioria das pessoas, mas que é muito grave para quem tem: vamos falar sobre a epidermólise bolhosa, uma doença de pele rara, que atinge principalmente bebês recém-nascidos e não é contagiosa, mas para a qual ainda não existe cura. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença afeta cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo.

Open chat
1
Olá
Posso te ajudar?
Powered by